MODELO DE IMPOSTO SOBRE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA É O MAIS SIMPLES E JUSTO

Assuntos
  • Jovem Indigo
  • Simples Brasil

O Congresso ÍNDIGO MAIS terminou, neste sábado (30/10), em seu ápice, com a palestra sobre economia e sistema tributário do professor Marcos Cintra. Na oportunidade, Cintra cita a proposta do Simples Brasil: “O novo modelo tributário deve respeitar o Pacto Federativo e, ao mesmo tempo, simplificar substancialmente para o pagador de impostos”.

A proposta do novo sistema, derivado do conceito do Imposto Único Federal, tem como base de arrecadação a movimentação financeira. “A CPMF funcionou muito bem durante doze anos, sem nenhum contencioso judicial, e já nos deixa preparados para colocar em prática um tributo que substitua vários outros, como IPI, IOF, COFINS e CSLL. Com uma alíquota baixa, de apenas 1,25% sobre a movimentação financeira, o Simples Brasil substituiria totalmente arrecadação desses impostos”, detalha o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A proposta reduziria, ainda, a carga tributária de vários setores produtivos, do agronegócio ao comércio. Marcos Cintra explica que, com esse modelo, a arrecadação fica igual, mas todo mundo paga menos, uma vez que o Simples Brasil é insonegável, e crava que “O melhor imposto de todos é o que todo mundo paga, mas com uma alíquota muito baixa”.

Sob o ponto de vista dos gastos do governo, Cintra afirma que 33% do PIB em carga tributária é extremamente alta, enquanto o Estado gasta mais de 40% de tudo que se produz no Brasil. “Há ainda a falha na entrega dos serviços públicos. Por exemplo, o cidadão paga impostos para que o Estado forneça educação e saúde, mas acaba tendo que pagar escola privada e plano de saúde, para que tenha serviços de qualidade”, diz Cintra, acrescentando que a reforma do Estado é urgente para o país.

O Congresso teve a presença, em Brasília, dos dezessete participantes com melhor desempenho no Curso de Formação de Lideranças oferecido pelo ÍNDIGO, que teve mais de mil inscritos de todo o Brasil. As inscrições para o curso continuam abertas até 17/11, basta CLICAR AQUI para se inscrever!

Você pode acessar as palestras do ÍNDIGO MAIS, na íntegra, pelo nosso canal no YouTube, acesse clicando na imagem abaixo.
Tem muito conteúdo interessante, não perca!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas