Depois de dois meses de aulas online, o Maior e Melhor Curso de Formação para Pré-Candidatos do país conclui nesta sexta-feira (28) a primeira etapa de capacitação de quem vai concorrer a prefeito ou vereador pelo União Brasil nas eleições de outubro próximo. Entre 11h e 13h, a senadora Professora Dorinha (União/TO) abordará “A Mulher na Política”, Karina Fasson, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, falará sobre a “Primeira Infância”, e Mafoane Odara, da Fundação Dom Cabral, “Diversidade e Inclusão”.
Os assuntos complementam os conteúdos trabalhos até aqui e são imprescindíveis em qualquer contexto. Afinal, a igualdade de gênero, o cuidado com as crianças e a inclusão de minorias são temas transversais e perpassam o planejamento da campanha, a estruturação das equipes, a comunicação e o marketing político, entre outras áreas abordadas nos 8 módulos da Formação. Ao todo, foram cerca de 400h de aulas online síncronas e outras 32h de conteúdos gravados.
“Dentro de uma visão suprapartidária, produzimos seis recomendações às candidaturas para que possam tratar da temática nos seus planos de governo. Esperamos que as candidaturas se sensibilizem e se instrumentalizem para colocar a primeira infância no foco de suas ações”, ressaltou Karina Fasson, gerente de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecília.
“Esse curso ofertado pela Fundação Índigo, além de demonstrar preocupação com o preparo das nossas pré-candidatas, é uma ótima oportunidade de capacitação e garantia de uma campanha eleitoral mais eficaz e alinhada com os princípios democráticos e as necessidades das comunidades que elas representam”, disse a senadora Professora Dorinha.
Os pré-candidatos a prefeito e vereador pelo União Brasil, inscritos no curso elaborado pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a Fundação Índigo, também contarão com palestra sobre Diversidade e Inclusão, proferida por Mafoane Odara, professora da Dom Cabral. O Painel ainda terá espaço para perguntas dos participantes.
“A parceria entre Índigo e Dom Cabral é uma grande inovação na formação de lideranças políticas e tem tudo para promover uma verdadeira virada de chave na área. É a junção de todo o profissionalismo e excelência de uma das melhores escolas de educação executiva do mundo, com o profundo conhecimento sobre a realidade dos partidos e campanhas de uma das principais fundações partidárias do nosso país”, celebrou Fernando Rabelo, gerente da Fundação Dom Cabral.
De acordo com Rabelo, o número de interessados no curso foi muito expressivo, ultrapassando a casa dos 2 mil inscritos. “Os pré-candidatos selecionados estão recebendo mais de 100 horas de conteúdo, entre aulas ao vivo e gravadas, trabalhos em grupo e o apoio de 20 professores designados pela FDC. Tudo isso em ambiente virtual personalizado, com acompanhamento direto de 7 coordenadores e gerentes da Fundação Dom Cabral.”
Na segunda etapa, os participantes serão divididos em grupos e vão receber orientações para o desenvolvimento de um trabalho prático, que será apresentado nas oficinas de encerramento, previstas para a segunda semana de julho. Em paralelo, eles deverão concluir os acessos às aulas gravadas e aos materiais complementares indicados pelos professores, disponíveis na plataforma virtual do Programa.