Unicef revela que 168 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil

Assuntos
  • Geral

Estimativa divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revela que pelo menos 168 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil no mundo. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de cada 100 crianças, 20 começam a trabalhar perto dos 15 anos. Nesta segunda, é comemorado o Dia Internacional contra o Trabalho Infantil, que tem como slogan “Justiça Social para todos – Acabem com o Trabalho Infantil!”.

A África concentra o maior número de crianças trabalhando – 72 milhões. “As regiões da África, da Ásia e do Pacífico respondem juntas por quase nove em cada dez crianças em situação de trabalho infantil em todo o mundo. Em termos de incidência, 5% das crianças estão em situação de trabalho infantil nas Américas, 4% na Europa e Ásia Central e 3% dos Estados Árabes”, informou a Unicef em nota.

“O crescimento econômico não tem sido suficiente, nem suficientemente inclusivo, para aliviar a pressão que muitas famílias e comunidades sentem e que as leva ao trabalho infantil”, segundo comunicado das Nações Unidas. A Unicef informou também que, nos últimos 20 anos, o mundo tem apresentado muitos resultados positivos no combate ao trabalho infantil. No entanto, os conflitos em algumas regiões e a pandemia da Covid-19 empobreceram milhões de famílias, o que obrigou as crianças a trabalhar.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas