O turismo regenerativo é uma tendência que só cresce no setor de viagens. Esse modelo se baseia em utilizar o ecossistema local para gerar benefícios capazes de agregar valor tanto no âmbito social, quanto para o ambiente ao nosso redor.
Enquanto o turismo de massa é conhecido por causar danos aos destinos e comunidades locais, o turismo regenerativo propõe uma relação harmoniosa entre indivíduo, natureza e sociedade, gerando um impacto positivo para todos, devolvendo mais do que é necessário e melhorando as capacidades que sustentam o local.
Desse modo, a modalidade contribui para a criação de empregos, cria demandas de consumo e, ao mesmo tempo, prioriza um desenvolvimento sustentável para manter e aumentar o ecossistema ali presente.
No turismo regenerativo, o principal foco é deixar os locais que visitamos melhores do que os encontramos. Durante as viagens, um dos momentos mais esperados pelos que buscam esse tipo de roteiro é a interação direta com atividades desempenhadas pelas comunidades a fim de que todos os envolvidos possam fazer parte da regeneração dos espaços a partir de experiências autênticas.
| Foto: Divulgação/PanamáP