Somente 51,2% da água consumida no Brasil tem tratamento sanitário adequado

Assuntos
  • Geral

Dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) revelam que somente 51,2% de toda a água consumida no Brasil recebe adequadamente o tratamento sanitário. O restante (48,2%) é jogado na natureza em forma de esgoto. Para facilitar a compreensão, os analistas do SNIS transformaram a “água não tratada” em números: todos os dias cerca de 5.000 piscinas olímpicas cheias de rejeitos sanitários são jogadas nos rios e mares brasileiros, provocando doenças na população.

Segundo o SNIS, 42% da população brasileira (cerca de 92 milhões de pessoas) não tem nenhuma conexão com a rede de esgoto. Da mesma forma que acontece com indicadores de saúde, educação e segurança pública, por exemplo, há uma discrepância muito grande em relação aos dados de saneamento básico entre as regiões Sudeste e Norte.

No Sudeste, 91,5% dos moradores têm água tratada e 81% contam com os serviços de coleta. No Norte, somente seis em cada dez pessoas (60%) contam com água tratada e apenas 14% dos habitantes têm serviço de coleta. O marco legal do saneamento estabelece que todas as cidades brasileiras, até 2033, devem oferecer água potável a 99% da população e pelo menos 90% dos habitantes precisam ter à disposição coleta e tratamento de esgoto. Pelas informações do SNIS, o caminho para atingir as metas não será fácil.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas