O que o 5G tem a ver com você, muito além da velocidade de download

Nesta quinta (4/11), a ANATEL promoveu o leilão do 5G, onde concedeu a empresas privadas lotes de exploração da tecnologia digital que irá definitivamente mudar as nossas vidas, para muito além de baixar vídeos e jogar on-line. Estamos diante de uma verdadeira revolução na infraestrutura de dados.

Mal comparando, estamos prestes a mudar estradas esburacadas e cheias de riscos de acidentes por rodovias mais retas, mais rápidas e mais seguras para o tráfego dados, que trarão impactos enormes para a atividade econômica.

No centro dessa revolução está o termo “tempo de latência”, ou o que conhecemos como “delay de dados” . Aquela pequena demora entre um comando digital e a execução por um dispositivo, que muitas vezes nos deixa ansiosos, será reduzida em vinte vezes com a nova tecnologia.

E isso tem o potencial de mudar tudo na forma em que vivemos e nos nossos hábitos de consumo. Em pouco tempo, poderemos ter carros sem motorista, aviões sem pilotos e cirurgias sem cirurgiões por perto. Com drones mais rápidos e precisos, medicamentos fitoterápicos poderão ser produzidos por uma tribo na Amazônia e serem entregues diretamente em nossas casas, o processo industrial tende a ser totalmente descentralizado, e as relações de trabalho modificadas completamente.

Porém, assim como na infraestrutura de logística, são necessários investimentos contínuos para manter as vias funcionando, uma vez que, por exemplo, o 5G demanda uma cobertura de sinal, e de antenas, dez vezes mais densa. Mas ao mesmo tempo, e ao contrário de nossos modais de transporte, o leilão do 5G pavimenta o caminho para que a inciativa privada acelere o desenvolvimento da malha de dados, fomentando todo um mercado de tecnologia ávido por soluções que facilitem a vida das pessoas.

Portanto, esse dia pode ser um marco para o desenvolvimento de nossa economia, e uma oportunidade ímpar para entramos no futuro por caminhos muito melhores do que os que nos trouxeram até aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.