Edição foi realizada em Rondônia no último sábado (08); com novo formato, projeto passa a ter encontros temáticos que vão rodar todo o Brasil.
A nona edição do Jovens pelo Brasil, realizada em Rondônia no último sábado (08), superou a expectativa de participantes e de palestrantes. “Muito legal ver mais de 12 grupos discutindo ideias incríveis que impactam a realidade do Estado e do povo amazônico olhando para meio ambiente, pautas sociais e também para governança”, comemorou Mateus Arruda, especialista em inovação e desenvolvimento de competências empreendedoras.
Opinião compartilhada por Marcus Bessa, da Impacto Hub Manaus, que destacou a importância da busca por novos olhares para a Amazônia. “Facilitar a formação diversa, plural e trazer dados e insumos para quem está chegando na política e pensando em ocupar cargos públicos é importante”, destacou.
O presidente nacional da União Jovem do Brasil, Lucas Moreno, ressaltou que o grande desafio é apontar e construir, junto com a juventude, os caminhos para promover a reconstrução socioeconômica do Brasil. “Por isso, a segunda fase do Jovens pelo Brasil, iniciada em Rondônia, debateu os temas com recortes regionais e eixos temáticos. Aqui, estamos direcionando e apontando caminhos para a juventude da Amazônia brasileira. Esse é um papel fundamental que estamos construindo em todo o Brasil”, disse.
A partir do tema central ESG (Governança ambiental, social e corporativa), o evento conectou jovens e palestrantes em debates que abordaram educação, empreendedorismo, desenvolvimento social, cultural, turismo e economia sustentável, inovação e criatividade.
“O debate foi muito especial. Trouxemos o case da Viva Lá para falar de turismo sustentável. Como a gente vem desenvolvendo isso dentro de unidades de conservação e de comunidades tradicionais fazendo com que o dinheiro seja injetado na ponta, e que haja uma melhora, de fato, na vida das pessoas”, afirmou Daniel Cabrera.
Ao falar das possibilidades e capacidades que Rondônia tem de continuar crescendo em diversos setores, Cabrera citou a economia circular, destacando como a juventude pode galgar novos passos para o futuro como estado, região e como Brasil a partir dessa visão.
Um dos jovens participantes, Gabriel Andrade, disse que o evento superou as expectativas. “É uma proposta muito interessante que se baseia na educação, na formação e na qualificação dos jovens para atuarem futuramente como lideranças na nossa nação”, afirmou.
Já Lídia, uma jovem de 22 anos, moradora de Porto Velho, destacou o debate sobre o turismo sustentável. “O Turismo na Amazônia conquistou meu coração”, brincou. “Muito interessante a inclusão do jovem na política, com debate de temas importantes para a nossa região e para o Brasil”, afirmou Mel de Souza Oliveira, outra participante do evento.
O palestrante Humberto Bezerra, especialista em desenho e implementação de política pública de educação, terminou o evento muito empolgado. “Nosso grande objetivo foi promover uma grande inteligência coletiva para que a juventude possa construir esses novos aprendizados”, acrescentou, ressaltando a necessidade de estabelecer essas conexões para construir o futuro de Rondônia com a força dos jovens.