Com planejamento e reestruturação, a Fundação Índigo inovou projetos e ações que beneficiaram diretamente mais de mil pessoas em todo o país
Durante todo o ano de 2024, a Fundação Índigo organizou suas ações com foco na capacitação de jovens lideranças, agentes públicos e na profissionalização da política. Cerca de mil gestores, candidatos, assessores e prefeitos receberam algum tipo de formação. Este ano também marcou o início da atuação internacional da Fundação, levando prefeitos de grandes cidades brasileiras para conhecer iniciativas e políticas públicas de sucesso na capital inglesa.
Todas essas iniciativas tiveram como base um Planejamento Estratégico estruturado em dezembro do ano passado em parceria com o Instituto Áquila – consultoria internacional de gestão para os setores público e privado. Um documento que guiou os trabalhos durante 2024 e continuará direcionando os esforços até 2028, sempre com compromisso com a transparência, a governança e a inovação.
“Sempre aliando teoria e prática, produzimos material de apoio de altíssima qualidade para nossos alunos e participantes. Assim como o ‘Guia Como Montar um Plano de Governo’ auxiliou os candidatos do União Brasil nas eleições municipais, o ‘Guia Construindo Cidades Mais Sustentáveis’ marcou nosso compromisso com a Agenda ESG. O ‘Guia de Transição de Governo Municipal’, destinado aos prefeitos do partido, forneceu o passo a passo para os gestores eleitos e reeleitos”, destacou o presidente da Fundação, ACM Neto.
Entre os Projetos Estratégicos definidos no Planejamento, estava o redesenho da comunicação. Este ponto foi colocado em prática a partir de março, quando foi criada uma identidade visual mais moderna, com novo site e novos quadros nas redes sociais. Outra importante mudança foi substituir a designação de instituto por fundação, pois enquanto primeira não caracterizava nenhuma estrutura jurídica, as fundações são patrimônios constituídos para beneficiar uma causa.
“O planejamento estratégico auxilia na organização de empresas e instituições, colabora para tornar os processos mais eficientes, ajuda na definição de objetivos de longo prazo, além de mapear metas de curto prazo. Identificar possíveis obstáculos, contribuindo, assim, para a tomada de decisões. Tudo isso só foi possível implantar na Fundação Índigo, graças à visão de gestor moderno do presidente ACM Neto”, avaliou a diretora de Projetos da Fundação, Ívila Medeiros.
A Fundação já está formatando novos projetos e ideias que ampliarão o leque de cursos e treinamentos para 2025. Novas áreas e mais vagas serão disponibilizadas para atender ainda mais pessoas. “Como presidente da Fundação, reafirmo nosso pacto com a inovação e a governança, com a boa política e a gestão moderna. Com respeito ao passado e compromisso com o presente, seguiremos capacitando o homem público com vistas a um futuro de menor desigualdade e maior desenvolvimento do Brasil”, garantiu ACM Neto.