Índigo in London encerra missão de prefeitos na capital inglesa com saldo de 15 eventos de capacitação

ACM Neto: “Nossos prefeitos vão brilhar na gestão dos municípios, levando o que há de mais moderno em planejamento urbano, transporte público e qualidade de vida”
Assuntos
  • Geral

A primeira missão internacional da Fundação Índigo durou cinco dias e promoveu 15 eventos de capacitação para onze gestores municipais de várias regiões do país, recém-eleitos pelo União Brasil. Desde o último domingo (17) até esta quinta-feira (22), prefeitos de Goiás, São Paulo, Pará, Bahia, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco estiveram em diversas instituições públicas e privadas de Londres para se aperfeiçoarem em temas como governança, adaptação climática, mobilidade, educação, inovação, segurança e planejamento urbano.

Durante cinco dias, prefeitos e lideranças da Fundação Índigo e do União Brasil tiveram oficinas no Parlamento Inglês, centro industrial, regiões administrativas, centro de pesquisas, embaixada brasileira e departamento de educação londrinos. Por meio de palestras e workshops de especialistas brasileiros e ingleses, a comitiva teve acesso ao que de mais moderno em gestão pública, numa cidade reconhecida mundialmente como modelo de administração.

Nesse contexto de qualificação de gestores, a Fundação Índigo e o União Brasil entendem que essa troca de experiências, essa vivência internacional de prefeitos eleitos ou reeleitos, podem ajudá-los na construção de políticas públicas inspiradas numa cidade modelo, como Londres. Nossos prefeitos vão brilhar na gestão dos municípios, levando o que há de mais moderno em planejamento urbano, transporte público e qualidade de vida”, projetou o presidente da Fundação, ACM Neto.

Embaixada

Para Neto, a primeira missão internacional promovida pela Fundação é mais uma etapa no processo de capacitação de líderes, tendo começado no início do ano com cursos de formação de candidatos, jovens lideranças, gestores públicos, encontro de prefeitos, bem como na elaboração de importantes documentos como os Guias de Plano de Governo, ESG e Transição Municipal.

A Fundação Índigo, que é o braço de capacitação do União Brasil, vem procurando, nos últimos 2 anos, estruturar um trabalho focado em formação de líderes e qualificação de gestores. Nesse contexto, temos hoje várias parcerias com algumas instituições das mais respeitadas no Brasil, como por exemplo, o Ibmec, a Fundação Dom Cabral, o Instituto Áquila e o RenovaBR”, destacou o presidente.

Para Hélio Leite, prefeito de Castanhal, no Pará, graças à missão Índigo in London, ele pretende promover um grande diálogo com a classes empresarial e política, além das universidades e demais representantes da sociedade civil do município, para construir uma gestão que possa unir conhecimento, boas técnicas e cultura com vistas a uma administração moderna e eficiente.

Catapult

Vir a Londres aumentou ainda mais a vontade de implantar novos serviços e ver o meu município a crescer. Mobilidade urbana, questões sociais, de saúde, educação, o conceito de cidades inteligentes, tudo com uma visão diferenciada que muito nos inspiram. Como prefeito eleito, estou feliz por ter participado de várias experiências, de várias palestras que nos ajudarão a elaborar o planejamento estratégico para minha cidade de Castanhal, no Pará”, celebrou o prefeito Hélio Leite.

O prefeito reeleito de Salvador, Bruno Reis, um dos gestores municipais que integram a comitiva da Fundação e do União Brasil, destacou a importância da Missão Índigo in London. Para ele, foi fundamental a troca de experiências em diversas áreas, em especial, o funcionamento do transporte público na capital inglesa, a integração entre os vários modais, custeio, subsídios e financiamento desse tipo de obra pública.

Educao

Como Londres implantou os melhores transportes urbanos do mundo, tivemos a oportunidade de ver o que há de mais moderno em tecnologia e inovação para buscarmos baratear e reduzir os custos do sistema em Salvador, onde o transporte público é um dos desafios. Londres também forneceu insights sobre as novas tendências de utilização de áreas públicas e novos padrões de construções sustentáveis que podem contribuir para as discussões do novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador”, ponderou Bruno Reis, prefeito de Salvador.

Os prefeitos que integraram a comitiva de Londres são Bruno Reis (Salvador), Sandro Mabel (Goiânia), Silvio Mendes (Teresina), Jose Ronaldo (Feira de Santana), Gustavo Martinelli (Jundiaí), Guilherme Guimarães (Montes Claros), Heron Domingues (Betim), Simão Durando (Petrolina), Daniel Bogalho (Taboão da Serra), Débora Regis (Lauro de Freitas) e Hélio Leite (Castanhal).

Lideraram a missão Índigo in London, o presidente da Fundação, ACM Neto, o presidente do União Brasil, Antonio de Rueda, a tesoureira do partido, Maria Emília de Rueda, além da diretora administrativo-financeira, Walbia Lora, e a diretora de Projetos, Ívila Medeiros, ambas da Fundação.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas