Diante de dados alarmantes sobre os altos índices de violência e do crime organizado na Bahia, a Fundação Índigo e o União Brasil promovem no próximo dia cinco de junho, em Salvador, o evento SOS BAHIA. Com a participação de especialistas em Segurança Pública, o objetivo do debate é entender os motivos que fazem da Bahia a unidade da federação mais mortal do país e buscar soluções que protejam a vida, os negócios e o futuro do estado.
De acordo com o Atlas da Violência 2024/2025, a Bahia tem 7 das 10 cidades mais violentas do país e a taxa de homicídios (43,9 por mil habitantes) é mais que o dobro da nacional (21,2). De acordo com o Ministério da Justiça, o estado abriga o maior número de facções criminosas em atividade no Brasil (21 organizações) e é o campeão nacional em impunidade, com apenas 15% dos homicídios dolosos esclarecidos, segundo o Instituto Sou da Paz.
Idealizado pelo presidente da Fundação Índigo, ACM Neto, o evento S.O.S BAHIA contará com os painéis “Insegurança Pública – a Bahia Tem Precedentes”, conduzido pelo deputado federal Capitão Alden (PL/BA); “Sem Segurança Não Há Liberdade”, com o jornalista e comentarista político, Caio Coppolla; “Domínio Territorial – a Bahia Pede Socorro”, apresentado por Rodrigo Pimentel, ex-oficial do BOPE do Rio de janeiro que inspirou o personagem Capitão Nascimento, do premiado Tropa de Elite. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, debaterá “Dificuldades e Soluções na Segurança Pública”, com mediação de ACM Neto.
SERVIÇO
O quê: SOS BAHIA – Segurança Pública
Quando: Quinta-feira (05/06), 18h
Onde: Hotel Fiesta – Av. Antônio Carlos Magalhães, 741 – Itaigara, Salvador – BA
Quem: Fundação Índigo e União Brasil
Contatos: Luiz Francisco (71) 99973-3000 e Júlio Pontes (61) 98333-0959