ACM Neto, Ronaldo Caiado e Celso Sabino falaram sobre a importância da relação entre prefeitos e o União Brasil
O último dia do encontro de 150 prefeitos e prefeitas do União Brasil foi dedicado à troca de experiências entre políticos experientes e gestores recém-eleitos, bem como orientações sobre um planejamento estratégico que possibilite um mandato bem-sucedido nos próximos quatro anos. O presidente da Fundação Índigo, ACM Neto, o ministro do Turismo, Celso Sabino, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, além de consultores do Nossas Ideias Treinamentos, fizeram o encerramento do evento “Prefeito de Sucesso”.
Para o consultor Luiz Carreira, ex-deputado federal, secretário de estado, graduado em administração pública e mestre em Geografia Humana e Organização do Espaço, governar significa fazer escolhas, definir prioridades, já que são muitas as demandas nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, assistência social, mas os recursos são escassos.
“O gestor, então, precisar fazer exatamente a integração entre o orçamentoe a disponibilidade de recursos com as necessidades da população. Essa é a grande tarefa de um prefeito. E com o planejamento estratégico, fica muito mais fácil integrar os programas, que acabam sendo multidisciplinares e precisam, na verdade, de uma gestão horizontalizada”, destacou Carreira.
A consultora Maria Eduarda Lomanto, sócia da Nossas Ideias Treinamentos reforça a importância do planejamento estratégico para os municípios. “Ele dá diretriz, estabelece o que é prioridade, envolvendo todo o secretariado numa visão sistêmica, com objetivos comuns. O planejamento estratégico é a bússola do prefeito, uma grande ferramenta para tomada de decisões. Qual é o legado ele quer dessa deixar na sua gestão?”, garantiu Lomanto.
União Brasil em destaque no cenário nacional
Ao final do encontro “Prefeito de Sucesso”, lideranças importantes do partido fizeram um balanço do crescimento do União Brasil nas últimas eleições e foram unânimes em avaliar que as prefeituras serão grandes vitrines para 2026. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o tamanho atual da legenda e a influência que exerce em todos os campos.
“O União Brasil assume um protagonismo muito grande na discussão política nacional e um papel estratégico na discussão de políticas públicas para o nosso país. O partido tem participado ativamente nas comissões na Câmara e no Senado, nas decisões importantes na área econômica, na área da educação, na área da saúde pública, na área da assistência social e, claro, na área do turismo do Brasil. E um grande resultado que o partido alcançou nessa última eleição”, ressaltou o ministro.
Governador de Goiás por duas vezes e avaliado como o melhor governador do país, Ronaldo Caiado acredita que o partido está pavimentando o caminho para ser o fiel da balança em 2026. Com quase 600 prefeitos equase 500 vice prefeitos, Caiado destaca a presença do União Brasil com um representante a cada cinco municípios brasileiros.
“Nós mostramos a capacidade de organizar e pacificar o partido neste momento. Mostramos que somos uma classe política gestora, moderada, que prioriza o cidadão, que deseja ver cada vez sua cidade mais desenvolvida, com melhor qualidade de vida. Chegamos a quase 600 prefeitos, temos 4 governadores e vamos governar 4 grandes capitais, além da nossa força no Senado e na Câmara. É um partido que em 2026 será muito impulsionado e fará muitos governadores de estado”, previu Caiado.
Vice-presidente do partido e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto alertou os prefeitos e prefeitas que mesmo que o mandato comece em primeiro de janeiro, todos devem ter mente a importância de 2026. Segundo Neto, os administradores serão novamente postos à prova, já que terão o papel de apoiar seus candidatos a deputado estadual, federal, governador e presidente da República.
“Como governador, Ronaldo Caiado revelou-se um gestor público de excelência. Foi colocado à prova e conseguiu devolver à população o estado com a melhor segurança pública e o melhor ensino básico de todo o país. A gente quer inspirar os prefeitos do União Brasil para que eles possam ter essa mesma marca de compromisso e foco no resultado, como Caiado fez em Goiás”, celebrou Neto.