Em Brasília, lideranças do União Brasil destacam papel dos municípios na consolidação do partido no cenário nacional
Cerca de 150 prefeitos e prefeitas recém-eleitos pelo União Brasil que participam do evento “PREFEITO DE SUCESSO”, e centenas de outros que acompanham pela internet as palestras sobre processo de transição e planejamento estratégico, podem ser o fiel da balança no avanço do Partido rumo a 2026. A avaliação é de lideranças como ACM Neto, Sergio Moro e Antonio de Rueda que participaram da abertura oficial do evento, nesta quarta-feira, em Brasília.
Acompanhe ao vivo!
Para o presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda, as prefeituras serão grandes vitrines de gestão pública e da melhoria da qualidade de vida da população, contribuindo para o crescimento do partido rumo a 2026. Ele celebrou a marca de quase 600 prefeitos e o salto de um para quatro, o número de capitais administradas.
“Essa eleição foi fundamental para consolidar o partido no cenário nacional. Eventos como esse ajudam a capacitar administradores públicos e formar novas lideranças para 2026”, destacou Rueda ao prever um crescimento da bancada federal para 70 deputados daqui a dois anos.
“O retorno de Trump mostra um crescimento no campo da Direita e o União Brasil tem um papel. Com preocupações, sim, com igualdade, sustentabilidade e, acima de tudo, com a valorização da liberdade de empreender e de falar. Tenho certeza de que o sucesso da gestão de vocês é a felicidade da população, mas também o fortalecimento do União Brasil para voos ainda maiores”, projetou o senador Sergio Moro.
Para Moro, eventos como o Prefeito de Sucesso são fundamentais para capacitar jovens lideranças, qualificar membros do partido e imprimir maior profissionalismo às administrações municipais. Segundo o senador pelo Paraná, as prefeituras podem se tornar importantes cases e sucesso para o partido.
Presidente da Fundação Índigo e idealizador do encontro de prefeitos, ACM Neto entende que ter um planejamento estratégico municipal diferencia os gestores competentes daqueles que administram sem referencial técnico ou metodológico. Ele defende a capacitação e treinamento como ferramentas de formação política e de gestão.
“Assim como estivemos presentes desde a criação do curso de formação de candidatos, elaboração de guias de plano de governo e da agenda ambiental e social, daremos todo suporte nessa fase de transição. Tenho certeza de que nossos prefeitos serão exemplos para todo o país”, ressaltou Neto.
Prefeito de Salvador, reeleito no primeiro turno com quase 80 por cento dos votos, Bruno Reis deu importantes dicas sobre administração municipal e elogiou a programação do evento. Para ele, o prefeito deve saber priorizar ações e arrecadar mais do que gasta para garantir a saúde financeira e orçamentária do município.
“A maioria dos prefeitos se perde no dia a dia na solução dos problemas diários. Como não tem um planejamento, não consegue projetar a cidade para o futuro. Com planejamento estratégico, o prefeito consegue enxergar aonde quer chegar, quais são as metas, marcos e prazos de entrega para que a cidade possa se transformar”, ensinou Bruno Reis.