Planejamento e saúde financeira são os pilares da administração municipal
No primeiro dia do evento “Prefeito de Sucesso”, que reúne cerca de 150 prefeitos e prefeitas recém-eleitos, em Brasília, a Fundação Índigo e o União Brasil ofereceram capacitação sobre processo de transição e os desafios das administrações municipais nos primeiros 100 dias de governo. Planejamento estratégico e cuidado com as contas públicas foram destaque nas palestras.
Especialista em gestão e administração financeira e tributária, tendo dirigido órgãos como a Funasa e a Zona Franca de Manaus, Mauro Ricardo Costa também comandou as Secretarias da Fazenda de São Paulo e Paraná. Para ele, o foco inicial de um prefeito recém-eleito é implementar ajuste fiscal e definir as principais ações e decisões dos primeiros 100 dias.
“É fundamental conhecer a situação financeira e orçamentária da prefeitura, descobrir se há alguma transferência de dívida para a futura gestão e adotar as medidas preventivas em relação a isso. O processo de transição funciona como um divisor de águas entre administração anterior e administração atual, exigindo medidas de imediato para iniciar bem o mandato e projetar bons resultados no futuro”, orientou o consultor.
Dentre as ações iniciais, Mauro Ricardo aponta como prioritárias o mapeamento da estrutura governamental: cargos efetivos e comissionados, disponibilidade de caixa e pagamento de compromissos. Outras sugestões incluem vedação inicial de realização de concursos ou seleções, redução de despesas com cargos em comissão e suspensão das contratações temporárias e de mão-de-obra terceirizada.
GUIA DE PLANO DE TRANSIÇÃO
A Fundação Índigo e o União Brasil lançaram durante o evento, o Guia de Transição de Governo Municipal – um documento que oferece um passo a passo para prefeitos e prefeitas conhecerem a situação do município antes mesmo da posse, em primeiro de janeiro próximo. O guia, elaborado por Nossas Ideias Treinamentos, foi apresentado em detalhes pelas consultoras Mila Paes e Vivianni Pinheiro.
As sócias do Nossas Ideias entendem que os primeiros passos envolvem coleta de dados para a realização de um diagnóstico acerca da estrutura administrativa, da situação financeira e a manutenção dos serviços essenciais. Segundo elas, para o sucesso do processo de transição, é preciso ter em vista a LRF – Lei de Responsabilidade Fiscal e seus pilares de planejamento, transparência, controle e responsabilidade.
Pós-graduada em gestão financeira, controladoria e auditoria, com especialização em governança e inovação pública para líderes da América latina, a consultora Mila Paes acredita que a capacitação de prefeitos reflete diretamente na qualidade de vida do cidadão.
“A nossa parceria com a Índigo propõe trabalhar com esses prefeitos, de forma a impactar a vida das pessoas que vão ser governadas por eles, a partir de um olhar responsável e cuidadoso, e que se estrutura dentro de um processo de planejamento. O prefeito que passou por capacitação fica mais confiante, mais profissional, e deixa sua gestão mais efetiva e eficiente”, avaliou Mila.
“Esse processo de transição nada mais é do que um diagnóstico situacional. Eu costumo dizer que é um divisor de águas, onde é importante que o prefeito olhe esse momento de forma crítica, técnica e refinada, como se usasse uma lupa para que essa transição seja o passo inicial de uma nova história a ser contada”, avalia a consultora Vivianni Pinheiro.
Com 30 anos de experiência profissional e especializações em finanças e compliance, MBA em mercado de capitais e em gerenciamento de projetos, Vivianni defende que a transição de governo é mais que um rito burocrático. Para ela, esse processo inicial é chave para garantir a continuidade dos serviços essenciais e planejar o futuro com transparência, eficiência e responsabilidade.