IBGE revela que pessoas com deficiência têm menos oportunidade de emprego

Assuntos
  • Geral

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que as pessoas com deficiência, mesmo com escolaridade, têm menos oportunidade de emprego do que as sem deficiência. De acordo com os dados, pouco mais da metade (51,2%) das pessoas com deficiência com ensino superior completo estão empregadas, ante 80,8% das sem deficiência com curso superior.

A discrepância também ocorre em relação às pessoas com ensino superior e médio incompletos: 71,6 e 64,1%, respectivamente, das pessoas sem deficiência estão ocupadas no mercado de trabalho, ante 42,4% e 33,6% das que têm algum tipo de deficiência.

“Mesmo que as pessoas [com deficiência] tenham concluído o ensino superior, ela não ingressa no mercado de trabalho. Mesmo com todas as limitações, as mais diversas possíveis, concluem o ensino superior, mas isso não é o suficiente para ela entrar no mercado de trabalho”, disse a pesquisadora do IBGE Maira Bonna Lenzi.   

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) – Pessoas com Deficiência 2022, realizada no terceiro trimestre do ano passado.    

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas