Fundação Índigo lança Panorama sobre Cidades Inteligentes

Assuntos
  • Artigos
  • Estudos

Já imaginou a sua cidade nas próximas décadas? Com as mudanças climáticas, tecnológicas, culturais e populacionais, será que os problemas enfrentados hoje ainda serão os mesmos desafios a serem vencidos pelas cidades do futuro? Pensando nisso, a Fundação Índigo – braço de formação e pensamento do União Brasil – se propôs a catalogar as melhores práticas já adotadas, entender as dificuldades e investigar soluções para as cidades inteligentes, dentro e fora do país.

O conceito de cidades inteligentes vai além da aplicação de tecnologias avançadas para aprimorar a eficiência dos serviços públicos, mas trata-se de uma visão integrada e abrangente que une governança eficaz, sustentabilidade, novas matrizes energéticas, mobilidade, inclusão social e a melhoria contínua da qualidade de vida dos cidadãos. Ou seja, são projetos desenhados para serem acessíveis e inclusivos, garantindo que os serviços essenciais estejam ao alcance de todos.

Além dos desafios urbanos globais, o Brasil possui o recorte das desigualdades regionais, sociais e a urbanização acelerada. Apesar de marcante, esse traço não é exclusivo do nosso país e há muito o que aprender e compartilhar com nações de realidade parecida.

O documento é dividido nos seguintes tópicos: Introdução, Pilares das Cidades Inteligentes,  Tecnologias Fundamentais, Melhores Práticas no Mundo, Melhores Práticas no Brasil, Parcerias e Colaborações, Futuro das Cidades Inteligentes e

Conclusão. A publicação digital conta com mais de cem páginas, com referências renomadas como Harvard Bussiness Review, Institute for Urban Strategies, Global Cities Index – Oxford Economics, estudos de diversos institutos de pesquisa e dados fornecidos por governos e prefeituras. O resultado do panorama está disponível de forma online e gratuita.

Clique aqui e acesse: Panorama sobre Cidades Inteligentes no Brasil e no Mundo-compactado

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas