Educação Já 

É preciso ter senso de urgência e relevância com relação à Educação no Brasil. Os avanços obtidos nas últimas décadas não são o suficiente para acharmos que conquistamos o nível do razoável. Os indicadores educacionais de desempenho apontam friamente que a estrada é longa, tortuosa, com enormes desafios e carece de união de esforços. Construir um pacto nacional pela Educação é mais do que necessário. Defendi essa posição no lançamento do Educação Já 2022, um documento elaborado pelo Movimento Todos pela Educação como contribuição para a construção de uma agenda sistêmica na educação brasileira. 

De altíssimo nível, o documento foi elaborado com a colaboração de dezenas de especialistas em Educação e de organizações da sociedade civil apresentando uma profunda contextualização da Educação Básica no Brasil e recomendações de políticas educacionais para as próximas gestões. Disponibilizado para os pré-candidatos a presidente da República e a governador de todos os estados, o Educação Já 2022 é um verdadeiro achado para qualquer gestor comprometido com o tema.  

O Todos pela Educação, conduzido com maestria por Priscila Cruz, defende que o Brasil precisa construir essa agenda para a Educação dando ao tema a centralidade que merece. E destaca que as lideranças políticas e os gestores públicos devem receber o Educação Já 2022, não como um receituário pronto e acabado, mas como “um conjunto de caminhos de políticas públicas a serem combinadas, a partir de cada realidade”. 

O documento elenca ações para mitigar os efeitos imediatos da pandemia na Educação Básica e recomendações de 10 medidas estruturais articuladas entre si para a construção de uma agenda integrada visando a universalização da qualidade educacional. Para estimular o debate e subsidiar a construção de planos educacionais para as próximas gestões. Um trabalho coletivo sério e que mostra a enorme contribuição das organizações da sociedade civil para o avanço da educação básica no Brasil. 

Felizmente o país conta hoje com uma importante mobilização de setores sociedade civil, com ONGs dedicadas às causas da educação. Muitas delas deram sua contribuição para a elaboração do Educação Já 2022.  A integração da sociedade civil com o poder público para a construção de soluções é fundamental para o país ter a educação como elemento verdadeiro de inclusão social, de equidade e oportunidade para todos.

Tenho insistido que o nosso principal desafio é mobilizar a sociedade em torno do tema. O país precisa focar na busca de consensos, reaprender a conviver com o contraditório e resgatar a essência da importância do diálogo. A Educação é um caminho. Uma pauta que deveria levar milhões de brasileiros às ruas. A conquista da qualidade da educação é mais que urgente.  Parabéns ao Todos pela Educação pelo belíssimo trabalho e contem comigo nesta luta. 

Mendonça Filho, ex-ministro da Educação e consultor da Fundação Lemann

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.