Melhores do Brasil, Jovens Lideranças, Formação de Candidatos, Prefeito de Sucesso foram os destaques do ano
Ao longo de 2024, a Fundação Índigo estabeleceu importantes parcerias com renomadas instituições que atuaram desde o fomento à educação básica até a capacitação de candidatos que concorreram às Eleições Municipais. O desenvolvimento de habilidades e a profissionalização de jovens, a formação de gestores públicos e o suporte teórico e prático para prefeitos recém-eleitos também receberam investimentos da Fundação, totalizando cerca de mil pessoas capacitadas.
Dentro do eixo de Projetos Estratégicos, a Fundação firmou convênios para organização de cursos e elaboração de material de apoio com entidades como Todos Pela Educação, RenovaBR, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Ibmec, Nossas Ideias, Instituto Áquila e Fundação Dom Cabral. Os participantes tiveram acesso a conteúdos que otimizaram a atuação em órgãos públicos e campanhas eleitorais, bem como ampliaram a capacidade liderança de equipes.
”Fiquei surpreso com a qualidade do que foi entregue. Os encontros possibilitaram trocas com colegas do Brasil inteiro” – Paulo Marcelo, Porto Alegre (RS); ”Cursos como este são muito importantes para que a política brasileira tenha quadros mais qualificados” – Guilherme Pereira, Perdões (MG); ”Sou mãe de oito filhos e agradeço a oportunidade de participar desse curso. Eu não teria condições de pagar um curso tão completo” – Ana Lúcia, Salvador (BA); É um curso muito interessante, que me possibilitou melhorar minha comunicação durante a campanha eleitoral” – Kátia Stelamares, Ouro Branco (MG).
FORMAÇÃO DE CANDIDATOS
Com foco nas eleições municipais, lançamos, em abril, na Câmara dos Deputados, um dos nossos projetos prioritários: o Formação de Candidatos. Em parceria com a Fundação Dom Cabral, a melhor escola de negócios da América Latina, o curso capacitou 82 candidatos a prefeito; 26 candidatos a vice-prefeito; 178 candidatos a vereador e 182 assessores. Os nossos alunos contribuíram para os bons números do União Brasil no pleito de 2024: 584 prefeitos, 503 vice-prefeitos e 5.495 vereadores.
A continuidade desta trilha de conhecimento, que inicia com a formação de candidatos, é o Guia Como Montar um Plano de Governo. O documento, imprescindível para registro de candidaturas majoritárias municipais, é também uma peça fundamental para direcionamento das ações dos eventuais mandatos. Em parceria com a Consultoria Nossas Ideias, a Fundação lançou o Guia, em junho de 2024, em Natal (RN) e em seguida, distribuído a todos os pré-candidatos a prefeito e a vice-prefeito do União em todo o País.
Outro produto que integrou o material de apoio a candidatos foi o Guia Construindo Cidades Mais Sustentáveis. Lançado em Aracaju (SE), o documento aborda a pauta ESG, um dos temas mais discutidos em todo o mundo. O Guia também foi assinado pelo Brasil 2044, um hub de inovação do União Brasil, que visa a construção de políticas públicas para o desenvolvimento de cidades e comunidades mais sustentáveis.
”Participei do lançamento e levei o material para a minha equipe. O resultado foi um plano de governo, montado seguindo as orientações do Guia, escolhido por mais de 78% da população de Mossoró” – Allyson Bezerra, Prefeito Eleito de Mossoró (RN); ”O material é sensacional. Foi muito útil para mim na campanha, principalmente nos debates. É um material de excelência!” – Ângelo Chequer, Prefeito Eleito de Viçosa (MG).
PREFEITO DE SUCESSO
A Fundação Índigo organizou, ainda, um encontro com prefeitos recém-eleitos e reeleitos para ajudá-los na elaboração de seus programas de governo. O evento inédito em todo o país: o Prefeito de Sucesso. Em novembro, reunimos 150 prefeitos eleitos em Brasília para participarem de palestras e orientá-los sobre elaboração de um planejamento estratégico e prepará-los para os primeiros desafios de suas gestões.
“Estrela enfrenta o momento mais difícil da história de Estrela. Então, é com planejamento e com muita informação que a gente vai conseguir superar esse desafio” – Carine Schwingel, prefeita eleita de Estrela (RS); “É importante trocar ideias com os gestores que estão já em atuação, seja no governo de um estado ou outros prefeitos que estão aí começando sua jornada e acabam incentivando a gente a pensar fora da caixinha” – Lucielle Laurentino, prefeita reeleita de Bezerros (PE); “Essa iniciativa é um exemplo de suporte do partido e da Fundação Índigo, por meio de orientações terão desdobramentos importantes para o sucesso dos prefeitos” – Sandro Mabel, prefeito eleito de Goiânia (GO).
ÍNDIGO IN LONDON
Em mais uma iniciativa inédita, a Fundação Índigo deu início às suas missões internacionais. O projeto Índigo in London levou 11 prefeitos das maiores cidades administradas por correligionários do União Brasil para conhecerem de perto o que há de mais moderno na gestão pública mundial. Foram 5 dias de palestras, reuniões e aprendizados na capital do Reino Unido.
”Essa experiência nos permitiu aprofundar nosso entendimento sobre o sistema legislativo inglês, suas dinâmicas e a eficácia das suas práticas” – José Ronaldo, prefeito de Feira de Santana (BA); ”Ouvimos muito sobre a área digital e a respeito da gestão pública. Então, guardadas as proporções, a gente pode levar esse conhecimento para nossa terra” – Silvio Mendes, prefeito de Teresina (PI); ”O futuro do planejamento urbano está sendo desenhado aqui, e eu estou ansiosa para compartilhar em nossa Lauro de Freitas, tudo o que estou aprendendo!” – Débora Regis, prefeita de Lauro de Freitas (BA).
JOVENS LIDERANÇAS
Cumprindo uma de suas missões, que é revelar novos quadros para a política, a Índigo promoveu o melhor curso de formação de jovens lideranças, em parceria com o Ibmec, a partir de maio. Foram mais de dois mil inscritos de todas as regiões do Brasil, que passaram por rigoroso processo seletivo para chegar aos 210 selecionados. Os alunos tiveram 120 horas/aula sobre conhecimentos aplicáveis à política e gestão pública. Ao final do curso, apresentaram projetos com base em suas realidades para chegarem à nota final.
“Nosso partido já integra em seu ecossistema, importantes lideranças jovens, como nossos parlamentares Yandra Moura, Alexandre Leite, Kim Kataguiri, Rodrigo Valadares, Lucas Moreno. Mas é necessário ampliar ainda mais nossos quadros. Tenho certeza de que o curso será um sucesso” – Antonio de Rueda, presidente do União Brasil; “Queremos abrir as portas para jovens de todo o país que não estão hoje tão próximos da política, mas que tem vocação, tem talento, gostam da vida pública e podem fazer toda a diferença no futuro para melhorar a nossa sociedade” – ACM Neto, presidente da Fundação Índigo.
MELHORES DO BRASIL
Para capacitar aqueles que contribuem para a administração pública, a Fundação lançou em Salvador (BA), o Melhores do Brasil, o curso de gestão para servidores de prefeituras e governos de estado. O nome do programa é inspirado em gestões do União Brasil tidas como referências no país. O curso foi destinado a 200 agentes públicos, em parceria com o Instituto Aquila, que capacitou servidores com metodologias de gestão para solução de problemas, otimização e controle do uso de recursos públicos.
“Em tempos de recursos cada vez mais escassos, precisamos ter gestores públicos engajados e capacitados para entregar o melhor serviço ao menor custo para a sociedade” – Luiz Zanforlin, consultor sócio do Instituto Áquila; “A orientação é desenvolver e oferecer cursos que contemplem conteúdos modernos e atualizados, com exercícios e estudos de casos que permitam vivenciar e aplicar o que foi aprendido em sala de aula” – Ívila Medeiros, diretora de Projetos da Fundação.