Evento em Irecê terá palestra de Ciro Gomes e debate com ACM Neto e Paulo Souto
A Fundação Índigo e o União Brasil realizam, no próximo dia 5 de fevereiro, em Irecê (BA), a 3ª edição do Fórum S.O.S Bahia. Depois de propor soluções para os problemas da segurança e da saúde públicas do estado, em dois eventos realizados em Salvador, em 2025, chegou a vez de debater o impacto da seca na vida das pessoas e na produção agropecuária do sertão baiano.
Com o tema “Caminhos para Transformar a Realidade do Semiárido Baiano”, o primeiro S.O.S Bahia de 2026 reunirá especialistas e lideranças que conhecem de perto a realidade do estado e do Nordeste brasileiro. Ex-governador do Ceará e ex-ministro de Integração Nacional, Ciro Gomes fará uma palestra, seguida por uma roda de debate que contará com o ex-governador da Bahia, Paulo Souto, e o presidente da Fundação Índigo e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
Em abril de 2025, cerca de 2 milhões de pessoas foram afetadas pela seca extrema, levando 65 municípios baianos a declararem situação de emergência devido à estiagem. Para algumas cidades do centro-norte do estado, foi a pior seca dos últimos 40 anos. A crise hídrica na Bahia amplia o êxodo rural e a concentração populacional nos grandes centros, com impacto nos serviços públicos, na economia e, consequentemente, na criminalidade.
“Atribuir esse problema somente às condições climáticas ou ao aquecimento global é eximir o poder público de sua responsabilidade para com o cidadão. É a ausência do Estado que agrava as desigualdades socioeconômicas, aumenta a insegurança alimentar e cria disparidades regionais. Mais do que debater o descaso em que vivem as pessoas do semiárido baiano, queremos propor soluções que melhorem a vida do cidadão e restabeleçam o desenvolvimento econômico da região”, ressaltou ACM Neto.
Para participar do S.O.S Bahia Irecê, clique aqui e faça sua inscrição gratuita.
……………………………………………
SERVIÇO
O quê: S.O.S Bahia Irecê – Caminhos para transformar a realidade do semiárido baiano
Quando: Quinta-feira (05/02), às 18h
Onde: Fiesta Baiana Clube Hotel (Irecê – BA)
Quem: Fundação Índigo e União Brasil