“Experimentos Naturais” rendem Nobel de Economia de 2021

Assuntos
  • Boletim
experimentos naturais 300x169 1

O Prêmio Nobel de Economia de 2021 será dividido entre o canadense David Card, o americano Joshua Angrist e o holandês Guido Imbens, que compartilharam os estudos econômicos baseados nos chamados “Experimentos Naturais”, metodologia que usa situações da vida real para calcular o impacto de decisões do governo.

Em um desses experimentos, por exemplo, calculou-se o impacto do aumento do salário mínimo sobre o emprego no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. As descobertas, neste caso, levaram os pesquisadores a rever sua opinião de que tais aumentos sempre deveriam levar a quedas nos níveis de emprego.

O método de pesquisa possibilita que teorias e políticas econômicas possam ser testadas antes de serem colocadas em prática, uma vez que estabelece a relação de causa e efeito entre eventuais decisões econômicas e seus efeitos reais na sociedade, o que permite tomadas de decisões mais assertivas por parte dos governos.

o Nobel de Economia é sempre o último a ser anunciado a cada ano, e o trio vai dividir um prêmio de mais de R$ 6 milhões

formacao de liderancas

Os dezessete participantes com melhor desempenho no curso de Formação de Lideranças estarão em Brasília, no fim do mês de outubro, para seminário que contará com palestras sobre política e cidadania, e incluirá ainda uma visita ao Congresso Nacional, onde poderão entender in loco o funcionamento da “Casa do Povo”.

brasil melhor 300x98 1

O 2º Ciclo de Diálogos Públicos Brasil Melhor se encerrou na última semana, mas você pode acessar todos os conteúdos do programa. São webinários sobre educação, economia, infraestrutura, segurança pública e muito mais.
O Brasil Melhor traz para você mais de 20 horas de conteúdos em vídeo, sobre as principais questões estruturantes para a construção de projetos de governo para o futuro próximo. Acesse:

Acompanhe:
 – Um novo modelo de contrato social para o Brasil
– Ciência, tecnologia e inovações como estratégia de Estado
– Empreender para combater a vulnerabilidade
– Como se preparar para crescer diante das mudanças climáticas
– O papel da infraestrutura na retomada da economia brasileira
– Como ensinar/educar hoje o cidadão do futuro
– O papel do Estado como promotor e articulador da segurança pública
– Um NOVO sistema tributário para uma NOVA economia
– A Segurança humana como base da prosperidade – Perspectivas para o Brasil

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias Relacionadas