Um novo modelo de pacto social para o Brasil

 

O Prêmio Nobel de Economia de 2021 será dividido entre o canadense David Card, o americano Joshua Angrist e o holandês Guido Imbens, que compartilharam os estudos econômicos baseados nos chamados “Experimentos Naturais”, metodologia que usa situações da vida real para calcular o impacto de decisões do governo.

Em um desses experimentos, por exemplo, calculou-se o impacto do aumento do salário mínimo sobre o emprego no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. As descobertas, neste caso, levaram os pesquisadores a rever sua opinião de que tais aumentos sempre deveriam levar a quedas nos níveis de emprego.

O método de pesquisa possibilita que teorias e políticas econômicas possam ser testadas antes de serem colocadas em prática, uma vez que estabelece a relação de causa e efeito entre eventuais decisões econômicas e seus efeitos reais na sociedade, o que permite tomadas de decisões mais assertivas por parte dos governos.

o Nobel de Economia é sempre o último a ser anunciado a cada ano, e o trio vai dividir um prêmio de mais de R$ 6 milhões

Os dezessete participantes com melhor desempenho no curso de Formação de Lideranças estarão em Brasília, no fim do mês de outubro, para seminário que contará com palestras sobre política e cidadania, e incluirá ainda uma visita ao Congresso Nacional, onde poderão entender in loco o funcionamento da “Casa do Povo”.

 

O 2º Ciclo de Diálogos Públicos Brasil Melhor se encerrou na última semana, mas você pode acessar todos os conteúdos do programa. São webinários sobre educação, economia, infraestrutura, segurança pública e muito mais.
O Brasil Melhor traz para você mais de 20 horas de conteúdos em vídeo, sobre as principais questões estruturantes para a construção de projetos de governo para o futuro próximo. Acesse:

Acompanhe:
 – Um novo modelo de contrato social para o Brasil
– Ciência, tecnologia e inovações como estratégia de Estado
– Empreender para combater a vulnerabilidade
– Como se preparar para crescer diante das mudanças climáticas
– O papel da infraestrutura na retomada da economia brasileira
– Como ensinar/educar hoje o cidadão do futuro
– O papel do Estado como promotor e articulador da segurança pública
– Um NOVO sistema tributário para uma NOVA economia
– A Segurança humana como base da prosperidade – Perspectivas para o Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.