Somos um programa de Formação de Agentes de Transformação, focado no desenvolvimento de pessoas interessadas em adquirir conhecimentos e habilidades para empreender em soluções de problemas de suas comunidades. Sejam elas potenciais políticas públicas ou não.
Enquanto houver barreiras no acesso à oportunidades por causa de gênero, idade, orientação sexual, etnia ou até mesmo religião, não será possível alcançar a igualdade.
A pandemia de COVID-19 evidenciou as diversas desigualdades no Brasil e no resto do mundo.
Em um mundo de rápidas mudanças, é preciso compreender os mecanismos que reforçam as desigualdades e repensar as relações de poder, incluindo fatores culturais além dos econômicos.
O mundo já mudou e as relações de emprego, trabalho e renda obedecem a novas dinâmicas globais que exigem o fomento de soluções criativas e aderentes a este novo momento.
A economia autônoma e criativa, que são chamadas de “bico”, tendem a ocupar cada vez mais espaço e necessitam que a sociedade construa novas formas de desenvolvimento.
A falta de equidade de renda e oportunidades impacta negativamente o crescimento econômico do nosso país.
Quais são os principais desafios da sua comunidade para incentivar o empreendedorismo e criação de novos postos de trabalho de forma sustentável e inclusiva?
Cidades inteligentes empregam tecnologia para que as operações municipais favoreçam a qualidade de vida da população, a eficiência dos serviços públicos, o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento econômico.
Porém, o desenvolvimento de cidades inteligentes não é baseado apenas no viés tecnológico. É preciso considerar questões como: mobilidade urbana; consumo de energia; relacionamento mais próximo entre governo e habitantes; sustentabilidade (redução de desperdícios, aproveitamento de recursos naturais, conscientização de habitantes, meios de transporte alternativo); soluções que melhoram a qualidade de vida e promovam convivência mais harmoniosa.
Grandes desafios das cidades inteligentes estão ligados aos financiamentos, integração tecnológica, burocracia (articulações, aprovações, licitações, alinhamento político).
Quais desafios impactam o desenvolvimento de sua comunidade
nessa vertical?
O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e as profissões do futuro exigirão cada vez mais de cidadãos com capacidade adaptativa,
conhecimento fluido e habilidades humanas.
Para fazer frente a essas exigências, precisamos de uma nova matriz educacional, que ensine a raciocinar e criar coletivamente.
O que precisa ser feito para que jovens e adultos desenvolvam habilidades relevantes e competências técnicas e profissionais?
Quais são os desafios da sua comunidade para assegurar uma educação inclusiva, equitativa, de qualidade e que promova oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos?
O investimento na saúde inteligente, que evite a hospitalização e penetre de forma ampla na sociedade depende de soluções muitas vezes mais
simples e mais baratas.
Quais as soluções possíveis para a manutenção da saúde das pessoas, para prevenção de doenças, por uma sociedade saudável?
Como fortalecer hoje os serviços prestados pelo SUS por meio do fomento à pesquisa e o desenvolvimento na área da saúde?