Aquecimento global pode provocar perda de até 75% do volume das geleiras do Himalaia Hindu Kush

Cientistas do Centro Internacional para Desenvolvimento Integrado de Montanhas (ICIMOD) divulgaram um estudo revelando que as geleiras do Himalaia Hindu Kush, na Ásia, podem perder até 75% de seu volume ao final do século em consequência do aquecimento global. De acordo com os estudos, cerca de 240 milhões de pessoas (pouco mais do que a população do Brasil) que vivem na região terão de conviver com inundações e escassez der água, caso as previsões se concretizem.

Durante a década de 2010, a perda de gelo na região, que abriga os picos Everest e K2, se acentuou muito –os cientistas constataram um derretimento de até 65% mais rápido em relação à década anterior. O Himalaia Hindu Kush compreende aproximadamente 3.500 quilômetros e passa pelo Afeganistão, Bangladesh, China, Butão, Índia, Mianmar, Nepal e Paquistão.

 “Com aumento de 3º C acima das temperaturas pré-industriais, e o mundo está prestes a alcançar a marca sob as atuais políticas climáticas, as geleiras do Himalaia perderão 75% do seu volume até 2100. Já com aquecimento de 1,5º C, a perda do volume será de 30% a 50%”, afirmou o cientista Philippus Wester, integrante do ICIMOD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.