Cientistas do Centro Internacional para Desenvolvimento Integrado de Montanhas (ICIMOD) divulgaram um estudo revelando que as geleiras do Himalaia Hindu Kush, na Ásia, podem perder até 75% de seu volume ao final do século em consequência do aquecimento global. De acordo com os estudos, cerca de 240 milhões de pessoas (pouco mais do que a população do Brasil) que vivem na região terão de conviver com inundações e escassez der água, caso as previsões se concretizem.
Durante a década de 2010, a perda de gelo na região, que abriga os picos Everest e K2, se acentuou muito –os cientistas constataram um derretimento de até 65% mais rápido em relação à década anterior. O Himalaia Hindu Kush compreende aproximadamente 3.500 quilômetros e passa pelo Afeganistão, Bangladesh, China, Butão, Índia, Mianmar, Nepal e Paquistão.
“Com aumento de 3º C acima das temperaturas pré-industriais, e o mundo está prestes a alcançar a marca sob as atuais políticas climáticas, as geleiras do Himalaia perderão 75% do seu volume até 2100. Já com aquecimento de 1,5º C, a perda do volume será de 30% a 50%”, afirmou o cientista Philippus Wester, integrante do ICIMOD.