2º CICLO DE WEBNÁRIOS

O papel da infraestrutura na retomada da economia brasileira

O Brasil precisa com urgência de um planejamento integrado e retomar o volume de recursos para o setor, uma vez que o País vive hoje o menor índice de investimentos em infraestrutura desde 1947, justamente no momento em que o crescimento e emprego pedem investimento, e em que apenas o consumo não será suficiente para acelerar a economia. 

Como se preparar para crescer diante das mudanças climáticas

As mudanças climáticas já são uma realidade de extrema preocupação nas grandes sociedades mundiais pelo seu poder de impactar a economia e a vida cotidiana das pessoas. A agenda da economia verde visa destacar políticas capazes de contribuir para metas econômicas e setoriais, estimular o crescimento sustentável e tornar a sociedade mais resiliente a riscos decorrentes das mudanças climáticas. O Brasil possui os atributos para ser protagonista no mundo.

Empreender para combater a vulnerabilidade

O mundo vem passando por um momento de ressignificação do emprego, uma vez que as relações de trabalho vêm se tornando mais dinâmicas e livres, onde todo trabalhador é, também, um empreendedor. Trabalhadores autônomos, que muitas vezes têm seus serviços classificados como “bico”, têm se tornado cada vez mais comuns na nova economia.

Ciência, tecnologia e inovações como estratégia de Estado

É n e ce s s á r i o p ro d u z i r e m o b i l i za r conhecimento visando alcançar melhores e maiores impactos sociais e econômicos oriundos do progresso, do conhecimento científico e tecnológico, bem como desenvolver e executar políticas públicas estratégicas para amplificar os seus efeitos positivos, na qualidade de vida das pessoas, na saúde, na educação e na sustentabilidade social, econômica e ambienta

Um novo modelo de contrato social para o Brasil

O mundo já vem passando por mudanças profundas nas relações de trabalho, que já datam de um século, para um modelo de trabalho cada vez mais autônomo e menos dependente de fronteiras. O mundo resiste e é lento ao desenhar um novo sistema, e estamos administrando olhando pelo retrovisor e reformar um pacto social obsoleto, baseado na economia majoritariamente industrial.