
1º CICLO DE WEBNÁRIOS
A Segurança humana como base da prosperidade - Perspectivas para o Brasil
O conceito de segurança humana da Organização dasNações Unidas define pilares como condições fundamentais de liberdade, distribuídos nas dimensões econômica,
alimentar, saúde, meio ambiente, pessoal, comunitária e política. O mundo levou 200 anos para dobrar o tamanho de sua população, hoje com 7,8 bilhões de pessoas, e deve atingir 15 bilhões de habitantes já em 2067. Uma reengenharia na sociedade deve ser feita nos próximos 10 anos para garantir o mínimo de bem-estar para todos os cidadãos.
Um NOVO sistema tributário para uma NOVA economia
A reforma tributária é uma necessidade premente no Brasil há mais de três décadas. O sistema tributário deve ser uma construção social que envolve aspectos culturais, institucionais e econômicos, que deve se encaixar na realidade do futuro, especialmente em função do impacto das novas tecnologias nas relações de produção e consumo. O imposto sobre movimentações financeiras, em substituição à teia de tributos existente atualmente, ajusta-se perfeitamente ao mundo tecnológico.
O papel do Estado como promotor e articulador da segurança pública
A segurança pública é uma das principais mazelas da sociedade brasileira, que vive há décadas num dos mais violentos países do mundo. Na busca de uma sociedade mais segura, a segurança pública deve ser tratada para além da força policial. O sistema da segurança pública precisa funcionar em conjunto com os demais sistemas, como o Parlamento e o Poder Judiciário e com a participação da sociedade.